Envolver
O projeto Envolver é direcionado aos migrantes da Venezuela e da Ucrânia, residentes no concelho de Vagos. Tem como principal objetivo aumentar o bem-estar social (Integração social, Aceitação social, Contribuição social, Atualização social e Coerência social) da população migrante. Os restantes objetivos centram-se no estabelecimento de relações de confiança e empatia às pessoas vindas da Venezuela e da Ucrânia e na melhoria da aceitação e integração, por parte da comunidade em geral.
O projeto tem como principal promotor a Santa Casa da Misericórdia de Vagos e conta com os seguintes investidores sociais: Câmara Municipal de Vagos, Caixa de Crédito Agrícola de Vagos, Eixo Orientador, Grestel e Farmácia Giro. É cofinanciado por: Portugal Inovação Social, POISE, Portugal 2020, Fundo Social Europeu.
A intervenção conta com uma abordagem centrada em 3 eixos:
- Eixo 1: Educação, Inclusão digital e Formação (aulas de português, ações de capacitação para procura ativa de emprego, capacitação na área das TIC, etc.)
- Eixo 2: Dinamização comunitária, Participação e Cidadania (promoção da cidadania e do desenvolvimento pessoal, serviço de atendimento personalizado com vista à inserção social)
- Eixo 3: Psicológico (intervenção; grupos de autoajuda)
A equipa técnica é constituída por um assistente social, um psicólogo, um professor de português, um animador sociocultural, um jurista e um coordenador.