Programa Privação Material-Pessoas 2030
O Programa Privação Material -Pessoas 2030, surgiu em dezembro de 2023 para substituir o FEAC – Fundo Europeu de Apoio a Carenciados 2014-2020.
Este programa apresenta duas tipologias: a distribuição direta através da entrega, às pessoas carenciadas, de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade ou a distribuição indireta através da atribuição de um montante financeiro associado a um cartão eletrónico, para a aquisição desses mesmos bens.
Visa também apoiar o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à inclusão social.
Para esta medida, foi considerado o território de Vagos e Ílhavo e o consórcio é constituído pela entidade coordenadora, que é a Santa Casa da Misericórdia de Vagos que também assume o carácter de entidade mediadora, juntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo e o Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (estes últimos pelo concelho de Ílhavo).
Assim, esta Santa Casa é a coordenadora do projeto nos dois concelhos mencionados e distribui géneros alimentares a 275 pessoas do concelho de Vagos que se encontram em situação de carência económica. Desenvolve, ainda, ações de acompanhamento, que permitam capacitar na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através de sessões de esclarecimento e/ou de sensibilização e informação.
Os destinatários finais deste programa são indivíduos e/ou as famílias que se encontrem em situação de carência económica. O conceito de carência económica corresponde ao aplicado pelo ISS, IP no âmbito do subsistema de ação social, nos termos do respetivo Manual de Atendimento e Acompanhamento Social.
Contacto Telefónico
234 799 180
tania.barros@scmvagos.eu
Documentos
Documentos para consultar e descarregar