2000 2010

Persentindo-se a emergência da necessidade de uma nova resposta social: o Serviço de Apoio Domiciliário, a Santa Casa da Misericórdia de Vagos introduziu, em 1999, mais esta nova valência, em regime experimental, sem qualquer Acordo de Cooperação com a Segurança Social para esse efeito, o qual só veio a concretizar-se no início do ano 2000.

No ano 2000 foi também criada a Empresa de Inserção para dar resposta à integração ou reintegração socioprofissional de pessoas desempregadas que não tinham acesso a uma profissionalização. Foram criados 7 postos de trabalho para indivíduos em processo de inserção, com vista à colocação/inserção na vida ativa. As empresas de inserção foram extintas pelo IEFP em fevereiro de 2016.

A par de toda esta intervenção, sentiu-se a necessidade de implementar a resposta de Apoio Domiciliário Integrado. Assim, em 2001, entra em funcionamento a referida resposta, que tem como parceira, além da Segurança Social, o Ministério da Saúde, através de Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), tendo esta parceria terminado dando lugar ao alargamento do SAD, no final de 2013.

Em 2003, a Santa Casa da Misericórdia de Vagos começa a direcionar a sua intervenção para a população mais jovem, particularmente para a Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, tendo implementado um Lar de Crianças e Jovens, que viria a designar-se por “O Astrolábio”.

 Também em 2003 , no decorrer do mesmo ano, mais especificamente em julho, entrou em funcionamento uma nova valência, desta vez na área da Saúde, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação.

No verão de 2004, a Misericórdia de Vagos, viu aprovadas três candidaturas que tinha apresentado ao POEFDS (Programa Operacional para o Emprego Formação e Desenvolvimento Social) destinadas à construção e equipamento de um Centro de Acolhimento Temporário, Centro de Noite e Serviços de cozinha e lavandaria, e, uma nova Creche. A aprovação destas candidaturas deu lugar a uma empreitada de construção, tendo-se verificado a receção provisória da(s) obra(s) em dezembro de 2007, com consequente ocupação a partir do ano seguinte.

Desde então, ali funcionam o CAT, que sucedeu ao Lar de Crianças/Jovens e acolhe o dobro (vinte) das que ali residiam, a extensão do Lar de Idosos (doze), resultante da reconversão do Centro de Noite (valência que não registou qualquer procura) e a nova Creche com capacidade para 122 crianças.

Também no final de 2007, celebrámos com o Centro Distrital de Segurança Social, um Acordo de Cooperação para instalação duma Creche na Zona Industrial de Vagos. Que ali funciona, nas instalações do respetivo Centro Social e Administrativo, em parceria com o Núcleo Empresarial de Vagos e Câmara Municipal, com quem estabelecemos, para o efeito, contrato de comodato.