1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer
  • Excelência, Participação, Inovação
  • Solidariedade, Individualidade, Profissionalismo
Excelência, Participação, Inovação

Excelência, Participação, Inovação

Solidariedade, Individualidade, Profissionalismo

Solidariedade, Individualidade, Profissionalismo

Infância

“A infância é uma construção social elaborada para e pelas crianças, num conjunto ativamente negociado de relações sociais. Embora a infância seja um fato biológico, a maneira como ela é entendida é determinada socialmente.”                         Dahlberg, Moss e Pence, 2003

Sem atividade durante anos, a Misericórdia veio a lançar a primeira Resposta social, em casa emprestada, em Outubro de 1976, o Infantário, respondendo assim à legislação então aprovada, que colocava as associações inativas perante um dilema – ou atividade ou dissolução. A Comissão Administrativa da altura optou pela atividade e, aproveitando as facilidades então criadas, aderiu à rede lançada de Infantários, pondo em marcha a primeira obra de raiz para acolher aquela valência, que veio a abrir em Setembro de 1980.

Atualmente esta valência conta com:
• Creches (2), com capacidade para 113 e 30 crianças, respetivamente;
• Ensino Pré-escolar para 88 crianças;

Com o decorrer dos anos, as necessidades têm vindo a aumentar, com a implementação de níveis de qualidade que pretendemos, ultrapassando as intervenções de estrutura, iniciais. Assim e, a Santa Casa da Misericórdia de Vagos, viu aprovada a candidatura que tinha apresentado ao POEFDS destinada à construção de um novo edifício para Creche (para substituição do anterior), que se encontra em funcionamento desde 2008.

No que concerne ao Ensino Pré-escolar, também houve uma intervenção de fundo, equiparando, em termos de qualidade de espaços, esta Resposta á Creche.
Atenta às necessidades de cada criança, a Misericórdia de Vagos tem vindo a desenvolver nesta área, um trabalho reconhecido pelos seus clientes contando, para tal, com a formação técnica e o empenho dos seus colaboradores. Atualmente esta equipa conta com 13 Educadoras de Infância e 19 Auxiliares de Ação Educativa, perfazendo o total de 32.

Últimas Notícias: